O Povoado de Porto do Sauípe está inserido numa Área de Proteção Ambiental – APA Litoral Norte, localizado acerca de 104 km do centro de Salvador. É uma praia urbana onde coqueiros e dunas formam a paisagem que, também, apresenta trechos de pedras com ondas fortes e outros de areia fina e soltas. Por toda faixa costeira há uma grande concentração de bares, restaurantes, pousadas e casas de veraneio. A presença de mulheres que trançam artesanatos em palha de piaçava é uma constante no local. O mar agitado em Porto do Sauípe diferencia-se e valoriza à prática do surf. As ondas fortes tornam o banho no mar perigoso para quem não conhece a geografia do lugar.
A encantadora Barra do Porto é um atrativo natural, onde se destaca o encontro das águas do Rio Sauípe e do mar de Porto, local excelente para o lazer e prática de esportes. O Rio Sauípe nasce ao sul da cidade de Entre Rios, perfazendo o percurso de, aproximadamente, 80 km em direção ao mar.
O movimento noturno consiste em barzinhos e prosas na praça, regadas a uma deliciosa gastronomia. O desafio da comunidade é conciliar o desenvolvimento urbano e a preservação da natureza. As histórias vivas do lugar, ditadas por pescadores e senhoras, fazem parte de um cenário de beleza e encanto que fascinam todos os visitantes.
Gastronomia
O vilarejo possui uma diversificada gastronomia que contempla alimentos e bebidas.A Culinária tradicional é caracterizada por hábitos litorâneos em sua essência. Através de sua simplicidade e um toque refinado, as saborosas moquecas e mariscadas se tornam charmosas devido às cores e aos cheiros marcantes. Estes pratos têm destaque especial quando a iguaria é preparada por mulheres catadoras de mariscos (as marisqueiras do Porto do Sauípe) um outro prato exótico é a famosa Feijoada do Mar.
Artesanato
O belíssimo artesanato em palha de piaçava, no trançado Tupinambá, destaca-se pela sua versatilidade na produção de bolsas, chapéus, jogos americanos, tapetes, cestos, sacolas, dentre outros. Produtos que se tornaram reconhecidos internacionalmente. Com outra forma de se fazer artesanato, as artesãs se revezam na praça principal, com muita criatividade na confecção dos seus produtos: reciclagem, crochê, bordados, cerâmicas entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário